DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA PARA LEIGOS.
- Layla Lorena
- 12 de abr. de 2016
- 3 min de leitura

O QUE SÃO? Doenças virais transmitidas por mosquito (Aedes Aegypti) – O mosquito pica uma pessoa já contaminada pelo vírus, armazenando em seu corpo o vírus e assim contaminando pessoas saudáveis nas picadas seguintes.
SINTOMAS MAIS COMUNS: DENGUE – Febre alta, dor intensa no corpo e atrás dos olhos, cansaço. ZIKA – Febre baixa (ou ausência de febre), manchas vermelhas pelo corpo (manchinhas/bolinhas), Coceira e pouca dor no corpo e nas articulações. CHIKUNGUNYA – Febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (manchinhas/bolinhas), dor intensa e inchaço nas articulações. ATENÇÃO: Muitas vezes os sintomas podem se confundir e não ser característicos. Logo, embora se desconfie de uma doença a princípio, não se pode excluir a possibilidade das outras duas.
DIAGNÓSTICO (exames de sangue): DENGUE Hemograma: Pode mostrar concentração das hemácias e/ou queda das plaquetas. No caso de existir alguma destas alterações aumenta-se a SUSPEITA de Dengue, embora não se confirme o diagnóstico. (Ou seja, dá uma pista do diagnóstico) NS1: Feito nos 5 primeiros dias de sintomas. Positivo em cerca de 60 a 70% dos casos de Dengue segundo estudos. ATENÇÃO: Se for negativo não significa que não se está infectado pelo vírus da Dengue!!! Se for positivo confirma a infecção. (Disponível na rede privada por aproximadamente 200 reais. Não disponível nas emergências públicas como um todo) Sorologia: Feito a partir do sexto dia de sintomas. Mostra a produção de anticorpos (proteínas de defesa do próprio contra doenças) contra o vírus. (Coberto por planos de saúde em geral. Pouco disponível na rede pública como um todo). ZIKA Hemograma: Geralmente normal. (Serve para afastar a suspeita de Dengue) PCR para Zika : Feito apenas nos 5/6 primeiros dias de sintomas (mostra partículas diretas do vírus no sangue). Não adianta fazer depois desse prazo!!! (Custa cerca de 1700 reais na rede particular e na rede pública não está disponível para todos os pacientes). // OBS: Há a possibilidade de se fazer tal exame na urina após os 5 dias iniciais da doença. Consulte seu médico. Sorologia: Não existem kits comerciais (nos laboratórios particulares), só em protocolos de pesquisa. ATENÇÃO: Como os exames são escassos e caros, o diagnóstico de ZIKA será geralmente suspeito apenas pelos sintomas dos pacientes. (Tanto na rede privada, como na pública) CHIKUNGUNYA Hemograma: Geralmente normal. (Serve para afastar a suspeita de Dengue) Sorologia: Feito a partir do quarto dia de sintomas. Mostra a produção de anticorpos (proteínas de defesa do próprio contra doenças) contra o vírus. (Custa cerca de 700 reais na rede particular e na rede pública não está disponível para todos os pacientes). ATENÇÃO: Como os exames são escassos e caros, o diagnóstico de Chikungunya será geralmente suspeito apenas pelos sintomas dos pacientes (Tanto na rede privada, como na pública).

COMPLICAÇÕES: DENGUE: É a que mais mata entre as três! Se for atendido com suspeita de Dengue ou apresentar os sintomas descritos e depois manifestar forte dor abdominal, sintomas de queda de pressão (fraqueza, coração acelerado, tonteira), sangramentos ou mantiver febre alta, procurar hospital imediatamente pela suspeita de dengue grave e necessidade de tratamento imediato. ZIKA: É a mais perigosa para as grávidas (principalmente nos 3 primeiros meses), segundo estudos recentes pela associação com a doença fetal (não está totalmente confirmado a relação com Microcefalia e Síndrome Congênita, porém indícios científicos caminham nesse sentido). Também é aquela que evoluiu com mais eventos neurológicos graves, como a Síndrome de Guillain-Barré. Se for atendido com suspeita de Zika e depois manifestar fraqueza nas pernas com dificuldade de andar ou fraqueza para fazer os movimentos da face, procurar hospital imediatamente pela suspeita de síndrome de Guillain-Barré. CHIKUNGUNYA: É a que mais deixa sequelas a longo prazo, como o quadro de ARTRITE (dor e inchaço das articulações e em caso mais graves até deformidades articulares) que pode durar meses, anos ou até para a vida inteira depois dos primeiros sintomas da doença. Se for atendido com suspeita de Chikungunya e depois de 3 semanas dos primeiros sintomas ainda manifestar intensa dor e inchaço nas articulações, procurar atendimento médico para melhor tratar os sintomas de artrite sob supervisão.
TRATAMENTO: DENGUE: Hidratação vigorosa (80ml por quilo de peso – ex: pessoa de 70kg <70x80 -5600ml = 5,6l >: beber entre 5 e 6 litros de água por dia), Paracetamol ou Dipirona para dor ou febre. Não usar aspirina e derivados! ZIKA: Paracetamol ou Dipirona para dor ou febre, antialérgico para coceira. Não usar aspirina e derivados! CHIKUNGUNYA: Paracetamol ou Dipirona para dor ou febre. Não usar aspirina e derivados! Para casos de artrite intensa e/ou permanente procurar atendimento médico. ATENÇÃO: não há remédios específicos para matar os vírus, assim o controle do mosquito Aedes é a medida mais importante para evitar a transmissão, bem como o uso de repelentes para se proteger do contágio.
* Layla Lorena Bezerra de Almeida – Médica Infectologista
Comments