top of page
Buscar

MATURIDADE.

  • Josselene Marques
  • 19 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

O fato de crescermos e nos tornarmos adultos não nos dá a garantia de alcançar a maturidade. Na verdade, são as nossas ações e reações que revelam se atingimos ou não a fase de madurez. Salvo as exceções, o tempo e as experiências – boas ou más – contribuem para chegarmos a esse período de esclarecimento e equilíbrio, no qual resolvemos divergências com diálogo e serenidade. Nele também descobrimos que, se não podemos mudar algo ou alguém, simplesmente devemos optar por sua aceitação. Em situações de conflito, jamais poderemos nos considerar maduros se nos deixarmos levar pelo impulso ou pela emoção. Somente atingimos a maturidade quando permitimos que ocorram, durante o processo de desenvolvimento, transformações em nossa personalidade e em nosso comportamento. A pessoa madura, diferente de uma criança, entende, por exemplo, que o amor não é posse. Quando achamos que somos donos de alguém, automaticamente, atestamos a nossa imaturidade. Em alguns casos, a maturidade – momento da existência em que se atinge a autoconsciência – independe da idade cronológica, pois tanto há jovens maduros, altruístas e centrados, quanto adultos imaturos, egocêntricos e inseguros.


EM SÍNTESE, O QUE É SER MADURO? * Ser maduro é saber entrar e sair de situações sem a necessidade de delegar a outrem a responsabilidade de resolver problemas particulares. * Ser maduro é ter um conselho certo para orientar alguém que dele necessite. * Ser maduro é reconhecer o valor das coisas simples. * Ser maduro é viver de acordo com realidade. * Ser maduro é saber conviver com as diferenças. * Ser maduro é relevar insignificâncias que podem destruir um relacionamento, um lar ou até vidas. * Ser maduro é ter a capacidade de reconhecer os próprios erros. * Ser maduro é saber a hora de recuar estrategicamente. * Ser maduro é reflexionar sempre – como estou fazendo agora – a fim de evoluir e se tornar um ser humano cada vez melhor.


Assim, como bem definiu o padre jesuíta e psicoterapeuta Anthony de Mello, a maturidade é o que alcanço quando não tenho necessidade de julgar ou culpar nada e nem ninguém pelo que acontece comigo.

 
 
 

Commenti


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page