top of page
Buscar

A RECLAMAÇÃO NÚMERO UM DOS MARIDOS.

  • Suely Buriasco
  • 25 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Muitas opiniões negativas cercam o casamento; impressionante como as pessoas costumam ser criativas em relação às dificuldades da vida em comum. Ninguém nega que a convivência íntima tem mesmo seus momentos de contrariedade, mas também é verdade que compartilhar os dias com quem se ama, respeita e admira provoca grande satisfação. A psicoterapeuta Harriet Lerner, após inúmeros estudos com casais através dos anos, explica que a reclamação número um dos maridos é nada mais e nada menos que as contínuas reclamações de suas mulheres. É assim que as esposas críticas estão no topo das mulheres consideradas mais irritantes e esse tipo de comportamento já virou piada há muito tempo. Ana conversa com uma amiga: "Meu marido é romântico, sempre me surpreende; é carinhoso e gentil. Não aguento mais isso!" E a amiga pergunta: "Mas isso não é bom?" "É um tédio, ele nunca briga!"


BRINCADEIRAS À PARTE, O FATO É QUE MUITOS MARIDOS se sentem incomodados com as críticas e acabam se afastando por não saber como lidar com elas. Chega um ponto em que eles passam a acreditar que não são admirados por suas esposas, pois elas só têm o que reclamar deles. Essa situação costuma virar um impasse, quando a esposa diz algo do tipo: "Se não quer que eu reclame, então faça as coisas certas". Difícil, hein? É assim que o casamento caminha para a situação de: "ou você muda ou nosso casamento acaba". Não haveria impasse se o casal compreendesse as perspectivas de cada um: o homem tem a sensação terrível de ser sempre alvo de críticas e não possuir a admiração de sua esposa; em contrapartida, a mulher também se sente mal por não se sentir compreendida e atendida em seus pedidos. Quando aprendemos a respeitar os diferentes pontos de vista, novas possibilidades surgem e fica mais fácil compreender as atitudes do outro. Esse aprendizado, especialmente no casamento, representa um ganho muito grande. Se você tem reclamado muito e percebe que isso está prejudicando o seu casamento, corte o círculo da mágoa imediatamente. Caneta e papel na mão escreva tudo o que você admira em seu marido, como ser humano, homem, pai, filho, enfim... Depois leia em voz alta o que você listou e perceberá que andou esquecida de muita coisa; esse é um ótimo exercício. Agora vá mais longe: só admirar também não basta. É preciso demonstrar a admiração.


AS PESSOAS POUCAS VEZES FALAM DE FORMA A SEREM ENTENDIDAS. Reclamar, criticar e desprezar não são maneiras inteligentes de se comunicar, porque não promovem o entendimento, e sim a mágoa. Melhor é sempre transformar a crítica em pedido, de forma clara e afetiva. Isso fará com que seu marido se sinta muito bem em atender você. É importante pensar que reclamações e impasses só alimentam conflitos e complicam tudo, portanto o melhor é prestar atenção nas próprias atitudes e observar se seu marido não tem se sentido acuado. É que, não poucas vezes, agimos sem pensar e, mesmo sem querer, causamos mágoas que poderiam facilmente ser evitadas.

 
 
 

Commentaires


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page