TRANSPORTE PÚBLICO: EFICÁCIA E PRECISÃO.
- Larissa Amaral
- 8 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

A correria aqui em Genebra é assustadora. Nas ruas são tantos carros buzinando, motos, bicicletas, pedestres apressados correndo de um lado para o outro, engarrafamentos na hora do 'rush' e, para completar e acompanhar esse ritmo todo, muitos ônibus e trens circulando dentro da cidade para atender a maioria esmagadora da população com hora marcada. Me utilizo do transporte público, que diga-se de passagem, mais eficaz, preciso e de fácil ‘manuseamento’ que tenho visto nessa Europa, em todos os aspectos, até para minha inspiração, pois a cada ‘viagem’ para minhas atividades diárias produzo alguma informação para os textos que vocês acompanham neste site. Genebra conta com a TPG (Transport Public Genevois) para isso, uma entidade autônoma de Direito Público, que oferece a seus viajantes um serviço de qualidade dentro dos respeitos aos objetivos fixados pelo Estado. Possui mais de 70 anos, enquanto TPG, e mais de 150 anos transportando a população em Genebra com mais de 427 veículos que atendem mais de 540.000 pessoas/dia.

O TRANSPORTE PÚBLICO É NA SUA MAIORIA ELÉTRICO, energia produzida pela força da água, o que auxilia também na conservação do meio ambiente. Quanto a isso, a TPG possui uma política voluntarista que se apoia em cinco princípios: a utilização de uma energia limpa e renovável; proteger a qualidade do ar; administrar a água utilizada para lavagem dos veículos; diminuir as perturbações sonoras; e utilizar papéis em seus escritórios que respeitam o meio ambiente. Essa preocupação, tenho observado, está inserida não somente nas empresas, mas em toda a população ‘genevoise’. Mas vamos ao que interessa. A compreensão do sistema não é complicada. Primeiro, as linhas dos ônibus e trens são enumerados quando circulam na zona urbana e identificados por letras quando sua rota é a zona rural. As paradas são instaladas de um lado e de outro da rua, na sua maioria paralela, com o mesmo nome, nos auxiliando na compreensão quanto à direção que tomaremos. Existem placas informando o número ou letra que passará ali, o sentido, os horários, e o nome das demais paradas a qual o veículo passará no decorrer do seu trajeto. Em algumas, podemos ainda tomar conhecimento das linhas que são correspondentes àquela parada. Os bilhetes são comprados com validade de um dia ou de uma hora, em máquinas instaladas em cada parada, ou por mês, em pontos de vendas como tabacarias, ou por ano na loja da TPG, o que chamamos de ‘abonamentos’ mensal ou anual com descontos no valor final. Não existem cobradores diariamente nos veículos, porque aqui ‘tudo’ é baseado na honestidade, mas eles podem a qualquer momento entrar no transporte e nos controlar. Caso não estejamos com nosso bilhete válido, sofremos uma multa que pode ser paga na hora, ou com alguns dias chegando a fatura na sua residência.

A MAIORIA DAS LINHAS ENUMERADAS PASSA por um dos principais pontos de Genebra (Bel-air), ou da estação única da cidade (Gare de Cornavin), onde também passam algumas linhas em letras. Com isso, podemos fazer um plano de rota quando possível, e quando queremos encurtar nossos caminhos em caso de atraso. Então, minha dica é se estiverem perdidos procure ir a umas dessas duas paradas e refaça seu plano de viagem a partir delas. Não se apavorem se perderem essa descida, a próxima provavelmente não fica a mais de três minutos caminhando, ou se preferirem, atravesse a rua e aguarde o próximo que passará retornando. Para te ajudar ainda mais, existe em algumas paradas um painel indicativo quanto aos minutos que o transporte passará. Ou se for mais confortável para vocês, a TPG possui aplicativo e site que podemos baixar no nosso telefone, especificando o horário preciso de cada número e letra de ônibus e trens. Em Genebra, por exemplo, fomos educados a depender do sistema de transporte público, até na tentativa de diminuir os transportes poluentes, de maneira que, quando eles param em greve, como já vivenciei duas vezes desde que vim morar aqui, ‘o chão se abre’. Mas mesmo em greve, a rotação de algumas linhas é diminuída (quando o normal são linhas de cinco em cinco minutos), e outras param totalmente. Os que permanecem na rua são, geralmente, aqueles que nos levará aos pontos aos quais me referi anteriormente, ou para lugares mais distantes do centro urbano. Mesmo nessas circunstâncias, a população é informada com bastante antecedência, dando tempo de organizar todo seu plano de viagem. Nunca fomos pegos de surpresas, faz parte da organização, respeito e precisão Suíça, lembra? Contudo, posso deixar concluída mais uma missão: ajudar. As informações gerais foram compartilhadas por mim, porém as experiências deverão ser vividas e a cidade explorada por vocês. Ao chegar a algum lugar na Europa, aconselho procurar os guinches de informações turísticas, solicitem um mapa e o quadro dos transportes públicos como ônibus, trens e metrôs. Leiam, e utilize-os, pois a precisão não o enganará. Usufrua daquilo que está para todos, pois é fácil tanto quanto pegar um táxi, por um preço muito bom, e na mesma comodidade, pois as paradas são projetadas para o pedestre não precisar caminhar mais de minutos até seu destino. Vale a pena descobrir.

Comments