MANTER O FOCO POR MAIS TEMPO.
- Josselene Marques
- 9 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

O filósofo e místico Chandra Mohan Jain, ou simplesmente Osho, escreveu o seguinte: ‘uma flecha só pode ser lançada se antes for puxada para trás. Quando a vida arrastar você para trás, com dificuldades, significa que ela está lançando você para algo fantástico. Por isso mantenha o foco e não tire o olho do alvo. ’ Que belo incentivo este para aqueles que lutam diariamente por algo melhor, não é mesmo?! Todavia, de nada adiantam capacidade de resiliência e redobrados esforços se não estivermos seguros do que realmente queremos. Justamente pela insegurança ou fragilidade em suas escolhas, é comum vermos pessoas perderem o foco facilmente, acomodarem-se ou viverem a recomeçar, sem planejamento algum, por desistirem diante dos primeiros obstáculos. Há algumas técnicas que podem nos ajudar a ampliarmos e fortalecermos esse tão necessário tempo de concentração, que pode fazer maravilhas, seja nos afazeres do lar, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, enfim, em tudo que exija atenção intensa e dedicação. Em síntese, dificilmente seremos pessoas vitoriosas se nos faltarem foco, disposição e persistência. Afinal, em tempo nenhum, tudo que é bom e duradouro é conseguido com facilidade. São exatamente as dificuldades que nos impulsionam à superação e nos fazem dar saltos, alcançando coisas que nem nós sabíamos de que éramos capazes.
A seguir, algumas sugestões para você manter o foco por mais tempo: * Estabeleça as prioridades de tudo o que você quer alcançar; * Liste-as e as transforme em objetivos; * Defina como irá concretizá-los (utilize uma agenda para registrar as ações que irá implementar e faça visualizações diárias das mesmas); * Procure resolver problemas ou situações que o (a) incomodam e o (a) levam à dispersão; * Para renovar o ânimo e relaxar, faça pausas, exercite-se e, em seguida, retome a tarefa; * A cada objetivo alcançado, dê a si próprio (a) uma recompensa; * No tocante aos estudos, além de estabelecer um cronograma, mantenha o ambiente organizado, confortável, silencioso (vale salientar que há quem se concentre com música) e livre de distrações.
Como sempre, compartilho mais um de meus poemas.
REVESES
Nos reveses, costumamos ir mais além... Somos obrigados a travar batalhas diárias Conosco e com o mundo. Entretanto, também descobrimos Que não somos os únicos... Centenas de milhares de pessoas Vivem, assim, lutando pela vida. É o amor que nos revigora e ameniza o sofrimento... E, ainda que nos mudemos, não será o fim: Parte desse amor permanecerá em forma de saudade.
Comments