top of page

BIOQUÍMICO, ACADÊMICO E ESPORTISTA.

  • Lindomarcos Faustino
  • 2 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

LUIZ ESCOLÁSTICO BEZERRA (In Memoriam)

Dr. Luiz Escolástico nasceu no município de Pau dos Ferros em 22 de janeiro de 1943, filho de João Escolástico Bezerra e dona Francisca Lopes de Queiroz. Matrimoniado com a senhora Lígia Maria Revorêdo Bezerra, nasceram dessa união cinco filhos: Mércia Jeana Duarte Bezerra (1971), Ligianne Revoredo Bezerra (1973), Liênio Escolástico Revoredo Bezerra (1974), Luiz Escolástico Bezerra Filho (1978) e Francisco de Souza Revoredo Neto (1982), falecido em 2013. Iniciou o ensino fundamental no Grupo Escolar Joaquim Correia, na cidade do Alto Oeste, dando continuidade aos estudos já em Mossoró no Grupo Escolar 30 de Setembro e no Ginásio Normal, concluindo o ensino médio no Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Seu curso de graduação em Farmácia e Bioquímica, de 1964 a 1967, aconteceu na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estagiou no Programa CRUTAC no período de agosto de 1966 a novembro de 1967, entre outras atividades. Seu Luiz Escolástico foi professor da cadeira de Química, do Centro Educacional Jerônimo Rosado, no período de março a agosto de 1970; professor de Biologia do Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal nos anos de 1966 e 1967; primeiro Examinador da cadeira de Física, no Concurso Vestibular de 1972, da Universidade Regional do Rio Grande do Norte; Presidente da Banca Examinadora de Biologia, no concurso de vestibular de 1973. Foi ainda: Primeiro Examinador da cadeira de biologia, no concurso vestibular de 1973; professor assistente da cadeira de biologia, a partir de 1971, no ciclo geral de estudos, da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte; analista credencial pelo plano nacional de saúde, entre outubro de 1969 a fevereiro de 1971; Presidente da Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas (1973 a 1975, de 1977 a 1979, 1981, 1983 e 1984); professor titular da cadeira de Parasitologia do Curso Superior de Enfermagem, da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte; chefe do Departamento de Ciências Morfológicas, do Curso Superior de Enfermagem; membro do Conselho de Curadores da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte.

HOMENAGEADO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE – Ao longo dos anos, sempre trabalhou no mais conhecido laboratório da cidade o Laboratório Pasteur, localizado na Praça Felipe Guerra. Dr. Escolástico possuía o titulo de Cidadão Mossoroense, concedido pela Câmara Municipal de Mossoró, em 28 de setembro de 1985. Faleceu no dia 13 de abril de 1998 e foi sepultado em Natal. Em sua homenagem teve seu nome colocado em uma Unidade Básica de Saúde situada no conjunto Santa Delmira, sendo inaugurada no dia 09 de julho de 1999, pela então Prefeita Rosalba Ciarlini. Estavam presentes àquela solenidade a viúva do homenageado, dona Lígia, e a filha Ligiane Revoredo Bezerra, que agradeceu a homenagem em nome da família e do homenageado. Também a inauguração foi prestigiada pelo deputado federal Betinho Rosado; os vereadores Júnior Escóssia, Chico Borges, Chico da Prefeitura e Claudionor dos Santos; Secretários Municipais, líderes comunitários e o povo em geral também se fizeram presentes ao evento. Depois esta Unidade Básica de Saúde foi totalmente reestruturada na gestão da então Prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira, sendo reinaugurada há 14 de novembro de 2012, localizado na Rua Henrique Marciel de Lima.

 
 
 

Comments


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page