top of page

O GOVERNADOR DA PAZ PÚBLICA.

  • Lindomarcos Faustino
  • 25 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA

O ex-governador Tarcísio Maia nasceu no dia 26 de agosto de 1916, no município de Catolé do Rocha/PB, filho de João Agripino Maia de Vasconcelos II e Angelina Mariz Maia, ambos de famílias de grande influência política e econômica no estado da Paraíba. Veio para o município de Mossoró ainda menino, iniciando seus estudos no Colégio Diocesano Santa Luzia, formando-se médico pediatra na Faculdade de Medicina da Bahia. Proprietário da Fazenda São João, em Mossoró, foi Secretário de Educação e Cultura, entre 1956 a 1958, na gestão do Governador Dinarte Mariz, elegendo-se Deputado Federal para o período de 1959 a 1963. Como suplente, já havia exercido o cargo em 1957 e algumas vezes entre 1964 e 1965, sempre pela UDN. Professor da Escola Normal de Mossoró; Presidente da Companhia Nacional de Álcalis do Cabo, no Rio de Janeiro, entre 1979 e 1985; licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1939; e Presidente do IPASE. Em 1975 foi designado governador do Rio Grande do Norte pela ARENA com o apoio de Dinarte Mariz após a morte do industrial Osmundo Farias, originalmente cotado para o cargo. Foi sucedido, em 1979, pelo primo Lavoisier Maia e, em 1983, quem ocuparia o governo, desta vez pelo voto direto, seria seu filho, José Agripino Maia.

“Iniciado seu governo, Tarcísio Maia dava início a uma nova forma de governo que se caracterizaria dentro de uma ótica política como “paz pública”, mas, assegura na verdade, a partir daquele momento, um período de extensa permanência da oligarquia Maia à frente do governo do RN, fazendo reformas administrativas sem preocupar-se com os projetos deixados por seus antecessores ou até mesmo de alguns setores situacionistas que lhe causassem suspeita: (...) fez um governo (...) afastando-se do radicalismo e convivendo bem com a oposição, que foi praticamente anulada através de um acordo de “Paz Pública” com os Alves, cujo líder maior estava cassado, mas que era dono de meios de comunicação: jornal e rádio. Para atingir seus objetivos políticos, Tarcísio Maia, com habilidade incomum conseguiu atrair os possíveis rivais, reduzindo suas possibilidades e enfraquecendo-os. E assim, conseguiu impor como seu sucessor seu primo-irmão Lavoisier Maia Sobrinho, com apoio até do MDB”.

OBRAS EM MOSSORÓR E REGIÃO - Era matrimoniado com Teresa Maia e dessa união nasceu três filhos: José Agripino Maia, o diplomata Otto Agripino Maia e Ana Sílvia Maia. Implantou um complexo de comunicação no Estado, sendo o proprietário da TV Tropical, afiliada à Rede Record de Televisão, além de ter implantado oito rádios em vários municípios do Estado: Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Macau, Pau dos Ferros e Nova Cruz. Na cidade de Mossoró foi presidente e proprietário da Rádio Libertadora Mossoroense, inaugurada em 30 de setembro de 1983. Foi durante o seu governo que a região oeste deu um grande salto para o futuro, com grandes obras realizadas durante sua gestão, com destaque para a BR-405, que liga Mossoró ao Alto Oeste e, na educação, foi construído o Centro Educacional Jerônimo Rosado, uma das maiores escolas do Nordeste. Ele também tinha uma grande paixão pela agricultura, sendo um dos sócios fundadores da Mossoró Agro-Industrial S/A – MAISA. Tarcísio Maia faleceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de abril de 1998, no Hospital Bom Samaritano, com suspeita de embolia pulmonar, mas sua morte foi provocada por parada cardíaca. O seu corpo foi velado no Rio de Janeiro, em uma das capelas do Cemitério São João Batista, sepultado por parentes e amigos com a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte sobre o caixão. Antes, o arcebispo do Rio de Janeiro, potiguar Dom Eugênio Sales, celebrou uma missa de corpo presente. Em sua homenagem foi colocado seu nome no Hospital Regional de Mossoró. Também foi lembrado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, construído no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró.

 
 
 

Comments


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page