top of page
Buscar

ENXERGUE COM A ALMA!

  • Islamara Costa
  • 22 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Já parou para pensar em quantas coisas perdermos pelo simples fato de ver, enxergar???? Loucura, talvez, mas chego à conclusão que o sentimento de pena que alguns dispensam para os cegos é ilógico e insensato. Quantas vezes me vi pensando como deveria ser ruim ser cego... Quantas vezes me peguei agradecendo por enxergar, por poder contemplar a Lua, por exemplo. Não digo com isso que é ruim ver, digo apenas que os cegos vêem melhor que nós. Já pensaram que as limitações que entendemos ter os cegos, para eles nada significam? Quem disse que um cego não ver? Como somos limitados... Como somos medíocres, como pensamos pouco.... Fala sério... Deus nos concede um cérebro fantástico e poderoso, utilizamos apenas 10 por cento dele e ainda nos sentimos semi deuses. Mas vamos ao que interessa... Hoje durante meu almoço, ouvi algo que me inquietou... Enquanto se discutia sobre paladar, em quem come muito etc, etc, etc, eu que estava um pouco absorta em meus pensamentos, devaneando, parei ao ouvir algo. Uma senhora afirmara naquele momento que antes de comer com a boca, comemos com os olhos e por isso, como deveria ser ruim para os cegos, porque eles não tinham esse prazer. Concluiu ela: como será que eles se atraem pela comida? De imediato lembrei-me de quanto tempo perdi por não experimentar alguns sabores que hoje tenho verdadeiro fascínio por eles, porque a imagem do alimento não me atraíra a priori. Pensei que nesse quesito a visão não me ajudara muito, pelo contrário, me impediram de descobrir mais cedo, que o sabor dos alimentos está muito além do que os olhos vêem. Percebem que perdemos coisas por confiar no poder da visão? E se parássemos para olhar além do aparente?


SE ISSO ACONTECE COM OS ALIMENTOS, IMAGINE O QUE NÃO FAZEMOS COM AS PESSOAS! Quantas almas lindas deixamos escapar por entre os dedos, porque limitamos a ver as pessoas com os olhos. Já pensaram que o poder de visão dos cegos é maior que a nossa? Eles veem com a alma, com o coração... Isso é lindo gente... Para eles não existe esse padrão imbecil, imposto por uma sociedade medíocre, no qual, as pessoas tem que ter o estereotipo criado pela mídia, para poder atender ao padrão de beleza determinado e assim ser melhor aceito em seu meio. O pior de tudo é que nos acostumamos com isso e não percebemos o quanto estamos sendo bitolados, robotizados. Pessoas que se submetem aos mais cruéis sacrifícios, para buscar um padrão de beleza que em nada contribui para a felicidade. Felizes são os cegos... Eles não olham corpos, rostos, bocas, cor, estilo, roupas... Cego olha e enxerga a alma... Que padrão de beleza seria o nosso, caso viéssemos a desenvolver esse dom... Já pensaram nisso? Como as coisas mudariam... Ou não? Decerto se aprendêssemos a VER COM A ALMA, seríamos mais lindos e consequentemente teríamos um mundo mais harmonioso, mais humano, mais suportável até. Começo a pensar que máxima da Psicopedagogia é mais profunda que eu poderia imaginar... "Ver o invisível, ouvir o inaudível" é ver com a alma e ouvir com o coração. Aquilo que entendemos por limitação, pode ser na verdade o excepcional.

 
 
 

Comments


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page