top of page
Buscar

FIDELIDADE AOS ENSINAMENTOS DE CRISTO.

  • Lindomarcos Faustino
  • 7 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

JOSÉ FREIRE DE OLIVEIRA NETO (IN MEMORIAM)

Dom José Freire nasceu em Apodi no dia 09 de março de 1928, filho de José Freire de Oliveira Filho e Francisca Celsa de Oliveira. Sua vocação para o sacerdócio veio do seio de sua família católica e bastante piedosa. Iniciou seus estudos em sua terra natal, cursando o ginásio no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró, quando chegou em 31 de janeiro de 1944, permanecendo até o ano de 1949. No período de 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo-RS. Em seguida, na Itália, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, cidade onde fez todas as suas ordens sacras: Tonsura, realizada no dia 25 de outubro de 1952, por Dom Barreto; Primeira Menores, em 04 de julho de 1954, oficializada pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara; Últimas Menores, em 31 de maio de 1956, pelo Cardeal Torrez; Subdiácono, em 01 de julho de 1956, por Dom Luigi Traglia; Diaconato em 08 de julho de 1956, por Dom Heiton Cuniad; Ordenação para o presbitério, no dia 22 de setembro de 1956, na Igreja de São Marcelo, por Dom Luis Luigi Traglia; Primeira Missa foi cantada no dia 23 de setembro de 1956, na Basílica de São Pedro. Ainda em Roma, fez especialização em Catequese pela Universidade Salesiana e Mestrado em Ciências da Educação. No dia 12 de outubro de 1956 estava de volta ao Brasil, chamado pelo bispo de Mossoró Dom João Portocarrero Costa para exercer o oficio de Chanceler da Cúria Diocesana, e fez sua primeira missa na cidade de Apodi no dia 08 de dezembro de 1956.


CURSOS EM ROMA – Foi nomeado para exercer a reitoria do Seminário Santa Teresinha na década de 60, quando ainda padre José Freire estava fora da Diocese, estudando em Roma. No ano de 1973, passava férias na Inglaterra quando recebeu uma carta do bispo da Diocese de Mossoró, Dom Gentil Diniz Barreto, que dizia que quando retornasse de Roma seria bispo auxiliar. Porém, não retornou prontamente para Mossoró, pediu licença para ficar em Roma continuando seus estudos, pois tinha começado um curso que seria muito importante para a Diocese: Catequética a nível superior. Em Roma, estudou na Universidade Salesiana e na faculdade de Ciências e Educação. Recebeu a licença para continuar o curso e também se ordenar bispo naquela cidade. Foi eleito Bispo Auxiliar em Mossoró no dia 03 de novembro de 1973, mas recebeu a sagração episcopal em 02 de junho de 1974, durante a feste de Pentecoste, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sendo Dom Gentil Diniz Barreto, o bispo consagrante. Quando voltou para a Diocese de Mossoró, foi apresentado a comunidade diocesana numa solenidade na Catedral de Santa Luzia, no dia 18 de julho de 1975, retornando a Itália para dar continuidade aos cursos. Como já era bispo eleito continuou estudando no Seminário Pio Brasileiro como Bispo-Aluno, causando muita admiração nos seus colegas. Dom José Freire passou a atuar como Bispo Auxiliar na Diocese de Mossoró a partir de 1975, sendo nomeado Bispo-Coadjutor em 1979. Com a renúncia de Dom Gentil, Dom José Freire assumiu interinamente o governo diocesano no dia 14 de março de 1984, nomeado pelo Papa Paulo VI, permanecendo até o dia 17 de outubro de 2004. Seu Lema Episcopal era “Configuratus Mortis Eius – Semelhante a Ele na morte.”

ATÉ CHEGAR À BISPO EMÉRITO – Em Mossoró, exerceu as seguintes funções: professor, capelão do Colégio Sagrado Coração de Maria, presidente do Instituto Amântino Câmara, professor do Colégio Diocesano Santa Luzia, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, reitor do Seminário Santa Teresinha, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, vigário Episcopal das Religiosas, presidente do Centro Social Santa Maria Goretti, professor da Escola Normal de Mossoró, membro do Conselho Diocesano de Consultores, diretor espiritual do Colégio Pio Brasileiro de Roma. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II, da CNBB, composto das vinte dioceses que compreende as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Foi o quinto bispo de Mossoró e seu episcopado na Diocese de Santa Luzia durou 30 anos, de 1974 a 2004. Os primeiros anos atuou como bispo auxiliar, coadjutor do bispo Dom Gentil Diniz Barreto. Ao completar 75 anos, solicitou seu afastamento das funções episcopal e passou à condição de Bispo Emérito da Diocese de Santa Luzia, em março de 2003.

A PARTIDA DE UM SERVO FIEL – Parte A Diocese de Santa Luzia perdeu o bispo emérito Dom José Freire, um pastor impar, em 10 de janeiro de 2012, aos 83 anos, vitima de uma parada cardíaca. Estava internado em UTI desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um AVC Hemorrágico. Dom José Freire ocupava a cadeira n°29 da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, cujo patrono é o ex-bispo de Mossoró, Dom João Batista Portocarrero Costa. Ainda possuía o titulo honorífico de Cidadão Mossoroense. Primeiramente seu corpo seguiu em cortejo até a cidade de Apodi, onde foi recebido por badaladas de sinos na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista. Na cidade, uma primeira missa de corpo presente foi celebrada pelo vigário geral da Diocese, Padre Flávio Augusto Forte de Melo e concelebrada pelo padre Severino Claudino. Conduzido para a cidade de Mossoró, foi homenageado em diversas paroquias. No dia seguinte, foi presidida a última missa em sufrágio de sua alma, pelo bispo Dom Mariano Manzana, com a presença de diversos bispos de Dioceses do Rio Grande do Norte e de outros Estados do Nordeste, como Paraíba e Ceará. Logo após, seu corpo foi sepultado por volta das 11h40 da manhã, na Catedral de Santa Luzia, à direta da imagem do Senhor Morto, também ao lado da sepultura do então Bispo Dom Gentil Diniz Barreto (1910-1988). Na ocasião, Dom Mariano afirmou que o maior legado deixado por Dom José havia sido “Sua fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo”. Suas últimas celebrações foram na Catedral de Santa Luzia, no dia 03 de dezembro de 2011, no início dos festejos da padroeira, quando já caminhava com dificuldade, e em Apodi, nos dias 24 e 25 de dezembro, em Praça Pública, quando seus familiares se reuniram para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Em sua homenagem, a Prefeitura de Mossoró inaugurou no dia 25 de outubro de 2012 a Praça Dom José Freire, situada em torno da Igreja de São Manoel.

 
 
 

Comments


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page