top of page
Buscar

EM DEFESA DA JUSTIÇA E DA FELICIDADE.

  • Foto do escritor: obomdemossoro
    obomdemossoro
  • 2 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura

FRANCISCO MARCOS DE ARAÚJO

Em seus 26 anos de atuação no campo jurídico de Mossoró, o advogado Marcos Araújo se tornou uma referência importante na sociedade, seja para consultas e serviços no âmbito da legislação empresarial, como na da política-eleitoral, ou mesmo nas questões das varas da família e do trabalho. “Fico feliz em ter podido concretizar, através do trabalho intenso e do conhecimento adquirido, aqueles objetivos traçados quando ainda jovem, ao me apaixonar pela advocacia”, conta.

Segundo ele, foi em um trabalho de história no 4º ano do ensino fundamental que este romance aconteceu. Em determinada aula, um professor criou um júri fictício para discutir a história de Napoleão Bonaparte, sem que ninguém se apresentasse para defender o tirano francês. Foi aí que Marcos se habilitou para o papel com a intenção de que o trabalho ficasse completo. “A surpresa foi que consegui absolvê-lo, mostrando que para os franceses Napoleão havia sido um grande realizador, tendo sido responsável por importantes obras da história daquele país”, lembra.



ESFORÇO E DEDICAÇÃO – Nascido em Pau dos Ferros em 31 de agosto de 1967, sétimo filho de Ary Tomaz e Clotildes Fernandes, aos 12 anos veio para Mossoró com a família, pois o pai havia decidido colocar um restaurante na 'cidade maior', onde poderia proporcionar aos filhos melhores condições de estudo. Para Marcos, uma ótima oportunidade de ter acesso a um maior acervo de informação, o que lhe resultou na posterior aprovação para o curso de Direito da UERN, vindo a se formar com apenas 20 anos, provavelmente o mais novo graduado da história da instituição. Dois anos depois, abriu seu próprio escritório de advocacia, tendo como marca os muitos serviços realizados na pratica do bem, para clientes que não tinham condições financeiras de contratar um profissional da área.

“Sei o que representa para o ser humano, em determinado momento de sua vida, não possuir as condições financeiras adequadas. Estudei no Colégio Estadual Elizeu Viana indo todos os dias de bicicleta a partir do Inocoop do Nova Betânia, época que não tinha quase nenhuma casa no trajeto. Quando passei na UERN, percorria 24 quilômetros todas as noites, nesta mesma bicicleta, chegando em casa muitas vezes perto da meia noite”, relembra. A curiosidade é que Marcos, durante o período de sua graduação, trabalhava como cobrador e garçom. “Meu irmão tinha uma empresa de cobrança e eu recebia comissão daquilo que conseguia receber. Já na marmitaria de meu pai, ajudava a servir os clientes, neste caso, sem receber nenhum centavo”, revela brincando.

Em 1997, juntamente com os colegas de profissão Naerton Soares, Barreto Junior, Fernanda Abreu e o irmão Evans Araújo, abriu o conceituado escritório Juxta Legem, que o possibilitou a exercer a profissão em sua plenitude. O escritório atua em todas as áreas do Direito, com filial em Natal. Ele ainda é pai cinco vezes. De seu primeiro relacionamento teve Sâmia Gabriela, 25 anos, advogada, e Lorna Beatriz, 22, acadêmica de Direito. Estella Cristina, 17, estudante, já é fruto do segundo relacionamento. Há 11 anos é casado com a juíza Carla Portela, com quem foi agraciado com os gêmeos João Francisco e Ary Bernardo, que estão com apenas 4 meses de vida.

Marcos é ainda professor universitário concursado da UERN, onde leciona Direito Empresarial três dias na semana. Também professor dos cursos de Pós-graduação da UERN e UNP. Em 1995 foi primeiro colocado no concurso para Procurador Autárquico Federal, permanecendo quatro anos na função. Autor de vários trabalhos científicos, escreveu o livro ‘O Semeador de Fé e Justiça, biografia do juiz Cicero Alves de Sousa.

RELIGIOSIDADE VIVA – Em meio ao dia a dia de muito trabalho, com expedientes que extrapolam muitas vezes as 20 horas diárias, Marcos não tem dúvidas quanto ao que é O BOM DE MOSSORÓ ao se referir as homilias de Padre Sátiro Cavalcante Dantas, seja ouvindo-as pelas ondas da FM 105, seja acompanhando pessoalmente, nas missas do Mosteiro. “Padre Sátiro é para mim a personificação da bondade. Materializa este dom que poucos praticam com constância. Ouvi-lo alimenta meu espírito, consolida minha fé e estimula o meu segmento ao Cristo”, justifica.

As missas por ele indicadas são realizadas todos os domingos, às 17hs, no Mosteiro Irmãs Clarissas, localizado no conjunto Dom Jaime Câmara, enquanto as homílias diárias no rádio vão ao ar às 18hs, no programa Reflexão.

Religioso, Marcos tem na fé uma de suas pilastras como cidadão, acreditando que o principal objetivo de vida deva ser a busca da paz interior e do sentimento real de felicidade. “O inconformismo apenas leva ao desgaste pessoal e a insatisfação com a vida, resultando em nada. O caminho para elevar o cidadão de patamar é a utilização do conhecimento adquirido e o trabalho com esforço, dedicação e disciplina. Tratar a vida como uma disputa diária, sem a necessária consciência de sua grandeza, quase sempre traz apenas frustração”, explica.

Para Marcos, tudo que a gente faz, quer e busca deve ter como fim o encontro com a própria felicidade. “Só ela nos dá a plena condição de nos fazer sentir a verdadeira dimensão do estar vivo, esta benção a nós proporcionada por Deus, e que a Ele devemos sempre agradecer”, finaliza.

 
 
 

Comments


DIÁRIOS DE MOSSORÓ
SIGA
  • Grey YouTube Icon
PARCEIROS
PENSAMENTO DO DIA

 

Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

Cazuza

 

PROCURE POR TAGS
  • Grey Facebook Icon

© 2015 por O bom de Mossoró

bottom of page