O EXEMPLO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
- Sergio Levy
- 25 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Em um mundo fervilhando de incompreensões, maldades insuflando ódios, julgamentos abastecendo preconceitos, dores provocadas por sentimentos diversos, materialismo exacerbado, entre outras mazelas modernas, nada como lembrar um exemplo de comportamento de vida que resiste ao tempo, e cujo renomado escritor Dante Alighieri definiu como uma ‘luz que brilhou sobre o mundo’.
Estamos falando de São Francisco de Assis que viveu entre 1182 e 1226, na Itália. Segundo historiadores, teve uma juventude comum, como a maioria de nós humanos e pecadores, até voltar-se para uma vida religiosa de completa simplicidade, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, responsáveis por oferecer um caminho de renovação a uma igreja envolvida em distorções e materialismo.
Assim como Jesus Cristo, São Francisco criou o hábito de fazer suas pregações sem fixar-se em algum mosteiro. De forma itinerante, passou a pregar a bondade e o amor, o respeito para com o próximo e o desprendimento. Defendia que o Evangelho deveria ser seguido à risca, com clara opção pelos mais necessitados. Um exemplo identificado profundamente com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.
Amou a todos e a todas as criaturas criadas por Deus, chamando-as de irmãos, o que o transformou em santo patrono dos animais e do meio ambiente. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, como a maior figura do Cristianismo desde Jesus.
Lembramos São Francisco de Assis nestes tempos onde temos um papa franciscano em atuação, para acender no coração de nossos leitores a centelha da luz que todos nós carregamos. Sejamos exemplos vivos de fraternidade e amor por onde passarmos. Sejamos um pouco do muito que ele nos deixou de exemplo. Nós podemos melhorar nossa caminhada, melhorando também a caminhada de todos que conosco conviver.
Kommentare