BICICLETA, SINÔNIMO DE PAIXÃO.
- obomdemossoro
- 20 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
ALEX POLARY OLIVEIRA BRITO
Todos nós sabemos o quanto é importante para o corpo e a mente uma boa pedalada de bicicleta, seja esporadicamente, como diversão, seja cotidianamente, como exercício físico ou esporte. Quando listamos algumas de suas inúmeras vantagens, logo percebemos que esta prática deveria até ser obrigatória para qualquer idade. Combate stress e depressão, ajuda a emagrecer, reduz colesterol e triglicérides, evita infarto, diminui a pressão arterial, aumenta imunidade, melhora a respiração, entre outras.
Em um determinado dia de sua vida, o esportista Alex Polary descobriu o quanto é bom andar de bicicleta e virou um dos mossoroense mais apaixonados pelo ciclismo. Filho do chargista José Brito e Silva e de Isi de Oliveira Brito, nasceu em 27 de fevereiro de 1980 e é casado com Sanara Lidiane, com quem tem dois filhos: Alésia Lavigne, de 6, e Enzo Polary, de 4. Atualmente trabalha na chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Mossoró.
“Foi em 2010, quando resolvi fazer um passeio ciclístico promovido por uma academia da cidade, da Praça do Rotary a Serra Mossoró, algo em torno dos 30 quilômetros. Comprei a bicicleta às 8 horas da noite para participar do evento que começaria às 5 da manhã do dia seguinte. A partir daquele dia minha vida mudou. Descobri a dimensão que o ciclismo é capaz de nos dar em relação à interação e convívio com outras pessoas, além de nos possibilitar desbravar a região de uma forma saudável. Empolguei-me, me entreguei completamente a este esporte”, conta Polary.
DA DIVERSÃO PARA AS COMPETIÇÕES – Aos poucos, foi percebendo que aquele lazer, proporcionado pelas pedaladas matinais ao lado de outros ciclistas, estava o enriquecendo de conhecimentos e ampliando sua lista de boas amizades. “A paixão em comum pela bicicleta faz com que nos tornemos mais propensos a olhar o outro com mais sensibilidade. Vamos nos aproximando da vida das pessoas e deixando que elas também façam parte de nossa vida, nos deixando mais felizes e realizados”, revela.
Um relacionamento de amizade sincera acaba sendo de fundamental importância como ingrediente nas aventuras que o grupo de Polary passou a curtir. Eram passeios para locais da região com distâncias razoáveis de Mossoró: Cachoeiras do Roncador e da Caripina, em Felipe Guerra; Açude Mendubin, em Assu; Poço Feio, em Dix-sept Rosado; Porto Santo Antônio, no rio Mossoró.
Mas ele não quis parar por aí. Em 2011, a convite de amigos de Tabuleiro do Norte/CE, aceitou participar pela primeira vez do Bike Ceará, um dos maiores eventos ciclísticos daquele estado. “Fiz dupla Renato Magalhães, um de meus companheiros dos passeios turísticos em nossa região, e acabamos a competição em 4º lugar no geral. Aquele resultado só fez minha empolgação pelo esporte aumentar”, confessa.
Desde então, Polary participou de inúmeros eventos, destacando o 1º lugar que obteve no Tabuleiro 100, quando fez dupla com Ananias Carvalho. Em 2014, passou a se dedicar a corridas de rua, tendo já participado de quatro maratonas solo - duas em Recife/PE, uma em Porto Alegre/RS e outra em Santiago do Chile. Também fez duas maratonas de reversamento Mossoró-Tibau, uma ultra maratona de reversamento de 300 quilômetros entre Fortaleza e Mossoró, e três meias maratonas, duas em Natal e uma em Mossoró.
“É muita pedalada, muita satisfação e saúde, muito amor por este esporte” resume Polary.
PEDALAR FAZ BEM. LEIA ALGUMAS DICAS.
* Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Mas é recomendada uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada.
* Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário. É um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.
* A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.
* Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso.
* Em cima de uma bicicleta é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito. Os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado.

Kommentare