JAMAIS PODEMOS NOS ESCONDER DE NÓS MESMOS.
- Sergio Levy
- 19 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

Valores não são apenas os materiais ou financeiros. Valores são também características morais que estão associadas à personalidade. Com base neles tomamos decisões, fazemos escolhas, opinamos, aconselhamos, argumentamos, defendemos posições. São essas ações e costumes que revelam quem realmente somos, para nossa família, amigos e sociedade como um todo. Somos quem nos apresentamos, somos quem nos revelamos ser.
É possível que possamos por determinado tempo, por ocasiões convencionais, por interesses obscuros, nos apresentar com certas doses de falsos comportamentos e pensamentos. É possível que nossas convicções sejam influenciadas por terceiros, ou colocadas em xeque por nós mesmos, diante de realidades que poderiam de alguma forma nos prejudicar. Nestes casos, a balança que equilibra nossos atos e pensamentos pode sofrer com sobrepesos indesejados, nos levando a ferir valores que nos são caros.
Na caminhada de nossas vidas existem inúmeros e variados atalhos e veredas que nos provocam e desafiam, nos levando a questionamentos íntimos, com maior ou menor grau de influências sobre nosso subconsciente ético e moral. Quantas vezes decidimos fazer algo que sabemos não ser o correto? Quantas vezes defendemos posições que ferem nossos princípios? Quantas vezes nos iludimos com o momento, conscientes das consequências para com nosso próprio EU?
Podemos passar uma vida inteira de ilusões e falsos projetos, pois nosso livre arbítrio oferece a oportunidade de sempre podermos definir o que preferimos seguir ou idealizar. Mas uma coisa é impossível para nossa condição de ser humano: jamais podemos nos esconder de nós mesmos.
Comments