A OPORTUNIDADE É GERADORA DE ESPERANÇA.
- obomdemossoro
- 10 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

MARCOS ANTONIO PAULINO DA COSTA
"O BOM DE MOSSORÓ é que aqui não faltam oportunidades." Quando afirma isto, o analista de suporte Marcos Paulino sabe o que está falando, pois jamais deixou de ter trabalho nesta terra desde que por aqui aportou, definitivamente, em 2008.
Nascido em Lajes/RN em 13 de outubro de 1985, filho de Rosileide Paulino da Costa, criado pelos avós José Paulino da Costa (falecido) e Ana Laurentino da Costa, que Marcos nunca deixa de visitar nesta cidade da região central do estado e onde estudou até o ensino médio. Casado há pouco mais de três anos com Maria Daniele Sutero da Silva, ambos possuem planos de terem o primeiro herdeiro em breve.

ENVOLVIMENTO SOCIAL – Na trajetória deste nosso personagem é marcante sua participação em causas sociais, iniciativa que acredita ser possível estar presente na vida de todos como algo prazeroso e significativo. “Todos nós deveríamos investir pelo menos 1 hora por semana para uma causa social. Nós podemos sim, temos como fazer alguma coisa positiva para alguém, sem nos importar com algum tipo de retorno. Oferecer oportunidades para quem não tem nada. Plantar esperança para quem quer algo de bom com a vida. Doar amor para tantos que estão carentes de fraternidade, compreensão e mínima atenção”, ensina.
Marcos fala assim pelo fato de ter formado sua consciência cidadã através de exemplos práticos. No município de Lajes participou do Programa Viver, que tinha como missão a valorização de crianças e jovens e sua melhor inserção no convívio social, visto que muitas delas se encontravam em situação de risco.
“Nossas atividades eram realizadas através de instrumentos de percussão alternativos, como latas e baldes, transformados em instrumentos musicais, com o intuito de proporcionar a elas discussões e ações na questão socioambiental. Contudo, ludicamente, estimulávamos a transformação das pessoas, dando-lhes mais atenção e dignidade, autoestima e esperança para enfrentar a vida”, conta.
A partir desta participação, Marcos foi convidado para integrar o Projeto Artístico Pedagógico Pau e Lata, da UFRN, de incentivo as vivencias musicais, sociais e ambientais, coordenado pelo mestre Danúbio Gomes, que lhe abriu novas perspectivas e oportunidades.

SOMOS TODOS SERES POLÍTICOS - Neste envolvimento, ao lado de mais cinco instrutores da cidade, Marcos foi convidado pelo Programa de Desenvolvimento de Área-PDA, gerenciado pelo Grupo Mulheres em Ação, apoiado pelo CF8 – Centro Feminista Oito de Março e patrocinado pela ONG Visão Mundial, situado no bairro Nova Vida em Mossoró, para ensinar música com instrumentos alternativos e fazer vivenciais socioambientais em Mossoró, depois estendido para Jucuri e Apodi.
“Os encontros serviam também para discutirmos com os participantes assuntos de interesse direto deles como: sexualidade, drogas, aspirações e dúvidas comuns nesta faixa etária. Somos todos seres políticos, precisando uns dos outros a todo o momento”, explica.
Com as portas se abrindo devido ao trabalho social que realizava, Marcos decidiu morar em Natal em 2005 e investir em cursos da área de informática. Foi uma decisão acertada que até hoje rende bons frutos. Ao chegar a Mossoró, jamais faltaram convites de emprego. Primeiro na Ingetec, em seguida PRP Informática, Internot, Grupo Olho Vivo e, atualmente, na VCI TECH.
Para Marcos, o conhecimento é um valor ilimitado. “Precisamos o buscar sempre, mas com a consciência de que distribuir o aprendizado é fundamental. Quando nos dispomos a ensinar, acabamos aprendendo em dobro. Quanto mais conhecimento adquirido, mas devemos reparti-lo com quem também necessita ter esperança para buscar sua própria oportunidade”, conclui.



Comments