O BOM É LEMBRAR MEU PAI.
- obomdemossoro
- 9 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

ÊNIO GOMES FERNANDES DE SOUZA
O mossoroense Ênio Souza nasceu em 19 de outubro de 1980, um dia inesquecível para Francisco Fernandes de Souza, mais conhecido por Souzinha do Parque Elétrico, e para Maria da Conceição Ferreira Gomes de Souza, que viam nascer seu filho primogênito, motivo imensurável de alegria para um casal que fez da alegria uma de suas principais características. Ainda trouxeram ao mundo Caroline Gomes Fernandes de Souza, 33, médica ginecologista, e Camila Gomes Fernandes de Souza, 32, médica patologista, atualmente fazendo especialização em São Paulo.
Casado com Camila Claudia Dantas Fonseca, 37, arquiteta e oficial de justiça, com quem teve Francisco Fernandes Fonseca de Souza, 1 ano e 7 meses, Ênio Souza graduou-se em Direito na UFRN.
Com a perda do pai, em 14 de março de 2011, a família se uniu mais ainda para manter o crescimento e os projetos da empresa no mesmo ritmo. Ênio Souza assumiu então o papel de anfitrião dos clientes, marca registrada do pai, a quem tem na lembrança com um sentimento de orgulho e admiração eterna, e que o faz se emocionar ao contar a sua história de luta e sucesso.

A HISTÓRIA – De família numerosa da cidade de Encanto, alto oeste potiguar, Souzinha veio aos 12 anos para Mossoró morar com o tio Amauri Fernandes e sua esposa Salete, proprietários da loja Casa dos Ferros, onde ajudava e aprendia a fazer negócios. Anos depois também trabalhou na loja A Iluminadora, que o pai colocou no bairro Paraíba quando este trouxe o restante da família para morar, definitivamente, na cidade. Momentos que propiciaram a Souzinha ter tanto a experiência necessária no comércio como também de estudar, possibilitando obter mais tarde as formações de economista e administrador.
Souzinha colaborava em todas as áreas no comércio do pai até se sentir seguro para investir em seu próprio negócio. Foi no início da década de70 abriu o Parque Elétrico, comércio de material elétrico na rua Coronel Gurgel, em um espaço de 21 metros quadrados e apenas dois colaboradores. Ambos ainda hoje trabalhando na empresa. Francisco das Chagas da Silva e Aurivan Melo, que diz ser ainda muito forte a presença de Souzinha em todo os momentos. “Até mesmo os clientes que chegam lembram a toda hora as qualidades dele”, revela Aurivan.
Qualidades como a organização, disciplina e a prioridade constante em bem atender o cliente. Com elas, não se poderia esperar outro resultado senão o crescimento do negócio.
Em 1979, Souzinha resolveu então dar um novo passo em sua vida ao decidir casar com a namorada de 8 anos. Conceição, nascida em Sobral/CE e com parecida trajetória de vida, formada em enfermagem, se tornou a parceira essencial na vida deste empresário que foi conquistando seu espaço no mundo empresarial de Mossoró.
“Ele tinha como diferencial um modelo de gestão administrativa e de valorização de sua fiel clientela. Modelo que se mostrou eficiente ao levar a consolidação inquestionável do Parque Elétrico como uma das principais empresas da cidade”, descreve Ênio. Hoje a loja conta com mais de 80 colaboradores em um espaço que supera os 10 mil metros quadrados.
Apesar de não fumar e nem beber, além de ser um atleta do ciclismo, Souzinha faleceu vítima de câncer no pulmão, descoberto um ano antes. “Foi um período de desespero para todos nós e também de muita superação”, resume o filho. Três meses antes Souzinha havia realizado, ao lado de amigos, o sonho de percorrer de bicicleta o trajeto entre Natal e Mossoró pelo litoral.
Certa vez o médico que o tratava em São Paulo, Dr. Antonio Carlos Buzaid, perguntou a Souzinha o que ele mais gostava de fazer. Ele respondeu que eram duas: trabalhar e andar de bicicleta.
“Era um pai presente, cuidadoso, amigo. Soube viver e isso me orgulha. Lembrar sua vida e sua história é com certeza O BOM, não só para mim, como filho, mas para muitos mossoroenses que tiveram com ele a oportunidade de conviver. Por ele ter sido um apaixonado pelas canções de Roberto Carlos, posso dizer que ele foi um verdadeiro amigo de fé, um irmão camarada”, finaliza Ênio.

Ênio Souza com a esposa Camila, a mãe Conceição e a irmã Caroline.
Comments