A FORÇA HISTÓRICA DE UM POVO.
- obomdemossoro
- 4 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

PAULO EDUARDO FERNANDES DE NEGREIROS
O dermatologista Paulo Negreiros nasceu em Mossoró em outubro de 1949, primeiro filho do casal Rafael e Elizabete Negreiros. Formou-se médico em Teresópolis/RJ em 1975, pós graduando na UFRJ em sua especialidade e na Universidade Gama Filho em Medicina do Trabalho. Casou com Lucia de Fátima Fernandes de Negreiros, com quem teve 4 filhas (arquiteta, médica, advogada e administradora).
Desde 1977 atua em Mossoró, tendo sido secretário municipal de saúde quando foi realizada a municipalização, o que possibilitou a gerência dos postos de saúde, melhorando consideravelmente os serviços, antes sob a administração do Estado. Criou também o Centro de Zoonoses e expandiu os serviços de agentes de saúde e de endemias. Foi ainda, durante 20 anos, chefe do serviço municipal de hanseníase.
Dr. Paulo é membro da Academia Mossoroense de Letras na cadeira 27, a mesma que foi de seu pai, um comerciante, intelectual e escritor que mereceu por parte do seu filho primogênito a publicação de um livro de memórias.
Detentor de uma personalidade forte e questionadora, Dr. Paulo não titubeia ao responder a pergunta sobre o que é O BOM DE MOSSORÓ:
- O povo, cativante, receptivo de boa índole e humilde.
Diz ainda aguardar que este mesmo povo acorde politicamente, sepultando definitivamente as oligarquias da cidade, principal motivo, segundo ele, para que a velocidade do desenvolvimento nestas terras não seja a ideal. “Temos cinco universidades, potencial educador e econômico grande, mas durante muitos anos a cidade se acostumou a eleger políticos que só pensam em se próprios, nos seus próprios umbigos”, afirma.
No seu entender o conhecimento é a base para o desenvolvimento de qualquer lugar, lembrando que logo na entrada da universidade de Harvard, estado de Illinois, EUA, tem uma placa que diz: quem detém o conhecimento, detém o poder.
“Acredito que a força dos mossoroenses é capaz de fazer de nossa terra o lugar ideal, com um horizonte que possibilite o trabalho para todos, dignificando o cidadão sem necessitar de ajudas políticas, esmolas ou humilhações. Nosso passado já dignificou e honrou este solo que hoje nós pisamos”, conclui Dr. Paulo Negreiros.
Comments